12.8.2013

Comissão discute oferta de cursos do IFMG em Ponte Nova

A Prefeitura de Ponte Nova realizou reunião, na última sexta-feira (9), com objetivo de discutir a oferta de cursos do Instituto Federal Minas Gerais (IFMG) no campus Ponte Nova. O encontro reuniu representantes de entidades de classe do município, do Sebrae e do executivo municipal.

Através de convênio entre a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e o município, os terrenos da extinta rede ferroviária – incluindo o prédio da antiga estação e área adjacente, localizada no bairro Copacabana, onde será instalado o IFMG – serão regularizados pela prefeitura por meio de estudos topográficos, altimétricos e levantamento jurídico.

Foi definido que serão enviados ofícios às escolas da região e realizado contato com outros órgãos representativos para obtenção de informações sobre demandas e interesses por cursos específicos.

A comissão também decidiu que serão escolhidos cursos de oito eixos temáticos que englobam aspectos socioeconômicos municipais e regionais. Foi agendada uma nova reunião para a próxima quinta-feira (15) para definição dos cursos que serão submetidos à pesquisa de demanda e opinião pública.

Os Eixos Temáticos

Ambiente e Saúde - Compreende tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida, à preservação e utilização da natureza, desenvolvimento e inovação do aparato tecnológico de suporte e atenção à saúde.

Desenvolvimento Educacional e Social - Compreende atividades relacionadas ao planejamento, execução, controle e avaliação de funções de apoio social, pedagógico e administrativo em escolas públicas e privadas e demais instituições. Tradicionalmente são funções que apoiam e complementam o desenvolvimento da ação social e educativa intra e extraescolar.

Gestão e Negócios - Compreende tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações.

Informação e Comunicação - Compreende tecnologias relacionadas à comunicação e processamento de dados e informações.

Produção Alimentícia - Compreende tecnologias relacionadas ao beneficiamento e industrialização de alimentos e bebidas.

Produção Cultural e Design - Compreende tecnologias relacionadas com representações, linguagens, códigos e projetos de produtos, mobilizadas de forma articulada às diferentes propostas comunicativas aplicadas.

Produção Industrial - Compreende tecnologias relacionadas aos processos de transformação de matéria-prima, substâncias puras ou compostas, integrantes de linhas de produção específicas.

Recursos Naturais - Compreende tecnologias relacionadas à produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira.

Participaram da reunião, além do prefeito Guto Malta, a secretária municipal de Educação, Vanice Guimarães, a secretária municipal de Governo, Carminha Santos, a chefe de gabinete, Michelle Guimarães, o gerente geral da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) e Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte), Júlio Márcio Natali, o técnico microrregional do Sebrae/MG em Ponte Nova, Cláudio Gontijo, a diretora Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas/Ponte Nova), Maria Aparecida Gregório e os membros do Grupo Fala Mestre, Frances Lopes e Márcia Gomides.